Fisioterapia Pélvica

Sabemos hoje que a nossa saúde íntima e as funções urinária, sexual e evacuatória dependem e são diretamente afetadas pela musculatura do assoalho pélvico.

Esse conjunto de músculos desconhecidos e escondidos podem estar fracos, tensos e com nódulos, encurtados, sem coordenação. Como qualquer músculo do nosso corpo. 

Como consequencia temos sintomas presentes em qualquer idade, como:

  • Escapes de xixi ao rir, tossir, espirrar, mudar de posição
  • Urgência urinária (vontade forte de fazer xixi ou fazer xixi ‘toda hora’)
  • Acordar a noite para ir ao banheiro
  • Dificuldade de segurar gases ou fezes
  • Constipação
  • Dor na hora da relação sexual
  • Baixa lubrificação
  • Flatos vaginais (escapes de ar ou ‘pum’ pela vagina)


Na gestação essa musculatura está sobrecarregada, mesmo que a via de parto escolhida seja cesariana. E as consequências podem ser para o resto da vida.

As alterações dessa musculatura, mesmo que você nunca tenha engravidado ou tenha tido filhos, acontecem como qualquer outro músculo, ao longo dos anos. 

Se não tratadas, farão com que nós mulheres, tenhamos um futuro de fraldas. Basta olha no seu entorno, quantas mulheres idosas você conhece que precisam usar fraldas ou forros, ou que tenham um cheirinho desagradável de urina mesmo com todos os cuidados de higiene.

As boas notícias são que a fisioterapia pélvica tem resultados excelentes em todos esses sintomas, e na maioria dos casos de maneira muito rápida. 

Toda mulher deve fazer pelo menos uma avaliação anual, da mesma forma que visita o ginecologista, para ser orientada ou receber alguma intervenção.

Quem sou eu?


Tatiana Teixeira, “Tati” … para os íntimos, para os alunos, para os pacientes, para os amigos, e para você… rsrsrsrs

Já ouvi que não poderia me deixar ser tratada como “Tati” porque essa informalidade não me deixaria ser levada a sério! Porque perderia “a autoridade”.  A moral…  Juro que tentei!! Mas o tempo me mostrou que eu preciso exatamente disso para estar mais próxima, para falar, ouvir e tocar intimidades. Essa sou eu. Leve, acessível, e nem por isso menos competente. 

Sou Fisioterapeuta de formação, e bem antes disso já me interessava por práticas integrativas, energéticas e pela psicologia. A escolha da fisioterapia foi por uma necessidade de trabalhar com o corpo, mas para acolher a minha escuta “diferente” busquei o Mestrado na Psicologia. 

Promover o entendimento, explicar de maneira fácil o que é complicado ou complexo, traduzir o elaborado em uma linguagem mais simples faz parte do meu propósito. Dar aulas aconteceu por muitos anos de forma acadêmica, nos cursos de Fisioterapia, Psicologia, e na Pós-Graduação. Sempre como uma professora “fora da caixa” e em paralelo sempre com as minhas formações e práticas integrativas.

A Yoga, Yoga Hormonal, Fisioterapia Pélvica, Sexologia, vieram ao longo do caminho, e entrar no Climatério me levou a mergulhar nesse universo. Primeiro para entender e viver com mais qualidade, até que isso transbordou no trabalho autoral e singular que tenho com a MenoPAUSA. 

Em constante movimento e transformação, espero contribuir no seu processo e na sua caminhada. 

Até breve!